ACESSIBILIDADE EM MUSEUS PARA DEFICIENTES VISUAIS E NEUROLÓGICOS –
RELATO DE EXPERIÊNCIADE VISITA AO MASP
DOI:
https://doi.org/10.29327/232022.1.9-6Palavras-chave:
Museus, Portadores de deficiência, Relato de experiênciaResumo
Este é um relato de experiência de um portador de deficiência visual e neurológica (deficiências essas não aparentes) sobre sua visita a um dos mais tradicionais museus brasileiros, o Museu de Arte de São Paulo (MASP). A partir desta experiência, pode-se observar que mesmo um museu conceituado como o MASP não apresenta o preparo necessário – tanto em aspectos físicos quanto no que se refere ao treinamento de seus colaboradores – para oferecer uma experiência adequada para o portador de deficiência em geral e para o portador da deficiência descrita no relato em específico. No estudo realizado, essa lacuna identificada é parcialmente coberta pela boa vontade e pela iniciativa dos próprios colaboradores do espaço. Assim, com base nas conclusões obtidas, recomenda-se que este artigo seja complementado por outras pesquisas em museus do Brasil e que, a partir de um diagnóstico robusto, sejam pensadas políticas museológicas que permitam aos portadores de deficiência participarem integralmente da visita aos museus.
Referências
BALTAZAR, A. Patrimônio cultural: técnicas de arquivamento e introdução à museologia. Batatais: Claretiano, 2014.
KASTRUP, V. Experiência estética para uma aprendizagem inventiva: notas sobre a acessibilidade de pessoas cegas a museus. Informática na educação: teoria e prática, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 38-45, 2010.
KIRST, A. C. As aprendizagens do público com deficiência visual: uma experiência de diálogo com a arte contemporânea. 2010. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, 2010.
MARINHEIRO, C. A.; SANCHES, E. L.; ARCHANJO, R. M. Metodologia da pesquisa científica. Batatais: Claretiano, 2015.
MARTINS, P. R. A inclusão social tem influência nas práticas museais? O acesso dos públicos com deficiência. Midas, Évora, v. 2, p. 1-11, 2013.
ROCHA, N. J. S. Acessibilidade aos museus: um caminho para a inclusão social. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Lisboa, Lisboa, 2015.
SARRAF, V. Homepage. Museus acessíveis, São Paulo, [2021]. Disponível em: http://www.museusacessiveis.com.br/. Acesso em: 29 out. 2021.
VLACHOU, M.; ALVES, F. Acessibilidade em museus. In: BARRIGA, S.; SILVA, S. G. (Orgs.). Serviços Educativos na Cultura. Coleção Públicos nº 2. Porto: Setepés, 2007. p. 98-102.