O PAPEL DO PROFISSIONAL DA ENGENHARIA AMBIENTAL NA SOCIEDADE PÓS-PANDEMIA

Autores

  • Igor Chaves do Amaral

DOI:

https://doi.org/10.29327/232022.1.2-1

Palavras-chave:

Engenharia Ambiental; Saneamento; Água; Sociedade Pós-pandemia.

Resumo

O mundo se reconfigurou com a epidemia do COVID-19 no ano de 2020. A sociedade, por mais resistente que se apresente, teve de se adaptar a essa nova realidade mundial e começar a refletir sobre a sua relação com o meio social e ambiental. Assim, o presente artigo tem a meta de descrever a importância dos profissionais da engenharia ambiental na sociedade pós-pandemia, tendo em vista que o isolamento social trouxe impactos positivos, ainda que temporários, para o meio ambiente. Desse modo, foram utilizadas teorias que versam sobre as atribuições desses profissionais envolvidos no processo de conscientização e conservação dos recursos naturais, assim como estudos que tratam especificamente da questão da água e do saneamento no mundo. A fim de atender ao propósito metodológico, optou-se por dar visibilidade a duas ocorrências benéficas momentâneas ocorridas a longo do período de isolamento mundial em 2020, propondo ações educo-formativas para a manutenção ou reversão do cenário de deterioração do ambiente. A primeira notícia aborda a questão da coloração da água dos canais de Veneza, publicada em 18 de março de 2020, no G1, e a matéria sobre o Rio Ganges que ficou mais limpo durante quarentena, veiculada em 21 de maio de 2020, pelo jornal indiano The Times of India (TOI). Destaca-se que tais informativos serviram de fonte de dados e foram fomentadores para a proposição de ações educo-formativas que podem ser desempenhadas pelos profissionais da engenharia ambiental, tendo como referência as suas próprias atribuições.

Biografia do Autor

Igor Chaves do Amaral

Graduado em Processos Gerenciais pela Universidade Estácio de Sá (Rio de Janeiro - RJ) e Pós Graduado em Administração de Empresas na Universidade Cândido Mendes (Rio de Janeiro - RJ).

Downloads

Publicado

2021-03-24

Como Citar

AMARAL, I. C. do. O PAPEL DO PROFISSIONAL DA ENGENHARIA AMBIENTAL NA SOCIEDADE PÓS-PANDEMIA. Revista Científica FESA, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 3–18, 2021. DOI: 10.29327/232022.1.2-1. Disponível em: https://revistafesa.com/index.php/fesa/article/view/9. Acesso em: 28 mar. 2024.