REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE O MITO DA DEMOCRACIA RACIAL E A TENTATIVA DO BRANQUEAMENTO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

Autores

  • Elisandra Rodrigues de Medeiros

DOI:

https://doi.org/10.29327/232022.1.9-3

Palavras-chave:

Democracia Racial, Branqueamento Social, População Negra.

Resumo

A partir de recentes pesquisas gerenciadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, denominadas Censos Demográficos, observa-se que, no Brasil, não há ainda uma igualdade de oportunidades social e educacional para a população negra brasileira, sendo esse um problema que carece de constante e efetiva reflexão, já que há uma evidente predominância da população branca na ocupação de cargos de maior prestígio social e financeiro, ficando para a população negra os cargos que sobram ao interesse da população branca. Desse modo, o presente artigo de vertente bibliográfica possui a meta de discorrer sobre o mito da democracia racial e a tentativa de branqueamento social da população brasileira a fim de dar visibilidade às ações afirmativas em vigor. Espera-se, com este estudo, trazer à baila científica o debate acerca das condições de permanência e de acesso do estudante negro à educação no Brasil e as demais esferas sociais.

Biografia do Autor

Elisandra Rodrigues de Medeiros

Doutora em Educação pela Universidad Interamericana – PY.

Referências

ALVES, Claudete. Negros: o Brasil nos deve milhões - 120 anos de uma aboli-ção inacabada. 2 ed. São Paulo: Scortecci, 2008.

CARVALHO, Ana Paula Comin. Desigualdades de gênero, raça e et-nia. Curitiba: Intersaberes, 2012.

FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classe. 3ª ed. São Paulo: Ática, 1978.

FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala. Global Editora e Distribuidora Ltda, 2019.

NASCIMENTO, Abdias do. O genocídio do negro brasileiro: um processo de um racismo mascarado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

PEREIRA, Amilcar Araujo. O mundo negro: relações raciais e a constituição do movimento negro contemporâneo no Brasil. Rio de Janeiro, Pallas: FAPERJ, 2013.

SKIDMORE, Thomas. O Brasil visto de fora. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

Downloads

Publicado

2021-11-12

Como Citar

MEDEIROS, E. R. de. REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE O MITO DA DEMOCRACIA RACIAL E A TENTATIVA DO BRANQUEAMENTO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA. Revista Científica FESA, [S. l.], v. 1, n. 9, p. 43–56, 2021. DOI: 10.29327/232022.1.9-3. Disponível em: https://revistafesa.com/index.php/fesa/article/view/93. Acesso em: 5 dez. 2022.