EDUCAÇÃO AFETIVA
A ESCOLA QUE APROXIMA, INCLUI E MANTÉM
DOI:
https://doi.org/10.29327/232022.1.11-2Palavras-chave:
Inclusão, Educação Afetiva, Relação Professor x Aluno.Resumo
Atualmente, o educador não é apenas o transmissor de conhecimentos, o ditador de verdades, aquele que precisa ser autoritário para obter respeito, mas sobretudo aquele que trilha caminhos da aprendizagem na construção do saber. Dessa forma, o presente estudo tem como tema a educação afetiva, pautada na percepção de emoções e considerando cada aluno e cada professore como indivíduos únicos. Assim, este estudo objetiva principalmente discorrer, de modo bibliográfico, sobre a escola que aproxima, inclui e mantém o estudante por meio de uma prática pautada na afetividade. Portanto, espera-se com este artigo dar visibilidade as relações sociais, principalmente a interação professor x aluno, efetivadas nas unidades escolares que precisam abarcar a preocupação com a criação de laços afetivos a fim de aproximar, incluir e manter em vez de excluir.
Referências
CALHAU, Lélio Braga, Bullying o que você precisa saber, identificação, prevenção e repressão, Niteroi, RJ: Impetus, 2010.
CANDAU, Vera Maria: Reinventar a escola. Petrópolis: Vozes, 2000 carinho e trabalho. Petrópolis, RJ: 3ª Edição. Ed. Vozes. Brasília: confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação: Universidade de Brasília. Laboratório de Psi-cologia do Trabalho, 2002.
CHALITA, Gabriel. Educação. A solução está no afeto. São Paulo, 12ª edi-ção. Ed. Gente, Brasília, 1998.
FANTE, Cléo. Fenômeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. São Paulo: Verus, 2005.
JOHNSON, David W. & JOHNSON, Roger T. Como reducir la violencia en las escuelas. Barcelona: Paidós, 1999.
MORENO, M. et al. Falemos de Sentimentos: a afetividade como um tema transversal na escola. São Paulo: Moderna, 1999.
TOGNETTA, L.R.P.; VINHA, T.P. Quando a escola é democrática: um olhar sobre a prática das regras e assembléias na escola. Campinas: Editora Mercado de Letras. 2007.