RELAÇÃO TEORIA E PRÁXIS NA AÇÃO DOCENTE
CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.29327/232022.1.11-5Palavras-chave:
Ensino da Matemática, Prática Docente, Educação.Resumo
A sociedade moderna prima pela capacidade de iniciativa e inovação das escolas, colocando as pessoas mais capazes e motivadas em contato direto com os alunos. Há, ainda, a preocupação de liberar as escolas para buscar os recursos humanos, materiais e motivacionais nas comunidades que as cercam, e recriar, assim, o ambiente de estímulo e motivação indispensável para o trabalho educativo no campo da matemática. Tendo esse contexto como norteador, este estudo objetivou detalhar a relação teoria e prática na ação dos docentes de matemática a fim de fornecer novas contribuições para a área. De modo bibliográfico e documental, este artigo espera motivar professores para uma nova forma de pensar e efetivar o ensino da matemática nas escolas.
Referências
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares na-cionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. 126p.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares na-cionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1998. 174 p.
D' AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria a prática. Campi-nas: Papirus, 2003.
GIMENO SACRISTÁN, J. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Por-toAlegre: Artmed, 2000.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações matemáticas na sala de aula. Autêntica Editora, 2003.