NOVO PERFIL DE ALUNADO

EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI

Autores

  • Nilson da Silva

DOI:

https://doi.org/10.29327/232022.1.11-6

Palavras-chave:

Contexto Educativo, Práticas Pedagógicas, Novo Perfil de Aluno.

Resumo

Em oposição a alteração de definições e modelos nos contextos sociais e tecnológicos que permeiam o cotidiano, o mundo moderno reflete sobre a necessidade de os docentes irem ao encontro de aprimoramentos de suas práticas pedagógicas a fim de que o processo de ensino e de aprendizagem possa acompanhar e fazer parte dessas alterações. Assim, este estudo busca descrever o novo perfil de aluno que se apresenta no contexto educativo do século XXI. Para tanto, lista e argumenta a partir de teorias consolidadas no âmbito da educação e tem a preocupação de ser um referencial para estudos posteriores.

Biografia do Autor

Nilson da Silva

Mestre em Ciências da Educação pela UNINTER – Universidad Internacional Três fronteiras em Assunção – Paraguai; Graduado em Licenciatura Letras Português/Inglês pela Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC; Especialista em Gestão Educacional - Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte; Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa - Faculdade Metropolitana do Vale do Aço; Graduando em Psicologia; Professor da Rede Municipal de Educação de Teofilândia e Araci na BA.

Referências

AGOSTINHO, C. Práticas de integração das tecnologias no ensino da Ma-temática. O caso dos professores do Ensino Secundário do Seixal. (Disserta-ção de mestrado). Lisboa: Universidade de Lisboa. 2012.

ALMEIDA, M.; DA SILVA, M. Currículo, tecnologia e cultura digital: espaços e tempos de Web Currículo. Revista Científica e-curriculum. 2008

BERNARDI, M. A introdução das tecnologias da informação e comunica-ção no curso de Pedagogia da UFRGS: reflexões a partir de uma proposta didáticopedagógica construtivista. Dissertação. Porto Alegre: UFRGS. 2004.

CANCELA, J. O papel das TIC no desenvolvimento das competências transversais dos alunos. (Dissertação de mestrado). Lisboa: Universidade de Lisboa. 2012.

COSTA, F. [Coord.] Competências TIC. Estudo de Implementação (Vol.I). Lisboa: GEPE/ME. 2008.

COSTA, F., VISEU, S. (Eds.). As TIC na Educação em Portugal. Concepções e Práticas. Porto: Porto Editora. 2008.

MASSETO, M. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 16ª ed. Campi-nas: Papirus. 2007.

MARQUES, H. Competências dos professores e a integração das TIC na prática pedagógica nas ciências sociais e humanas (2.º e 3.º ciclo CEB). (Dissertação de mestrado). Lisboa: Universidade de Lisboa. 2012.

MORAN, J. M. O Uso das Novas Tecnologias da Informação e da Comuni-cação na EAD - uma leitura crítica dos meios. 1999.

PEREIRA, A. Aspectos pedagógicos no ensino a distância. Repositório Aberto. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.2/457. 2006.

UNESCO. Professores e ensino – num mundo em mudança. Relatório mundial de educação. Rio Tinto: Edições ASA. 1998-1999

UNESCO. Padrões de competências TIC para Professores - diretrizes de implementação, versão 1.0, versão em português. 2008.

Downloads

Publicado

2022-02-21

Como Citar

SILVA, N. da. NOVO PERFIL DE ALUNADO: EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI. Revista Científica FESA, [S. l.], v. 1, n. 11, p. 78–91, 2022. DOI: 10.29327/232022.1.11-6. Disponível em: https://revistafesa.com/index.php/fesa/article/view/114. Acesso em: 19 abr. 2024.