O PROFESSOR COMO AGENTE TRANSFORMADOR NO SÉCULO XXI
DOI:
https://doi.org/10.29327/232022.1.12-2Palavras-chave:
Professor, Mudanças, Formação continuada, Educando.Resumo
Uma vez que vivemos um período de grandes mudanças, que não se sabe ao certo onde se caminha e nem qual o caminho a seguir, o professor do século XXI, exerce um papel de suma importância, pois, a partir de sua formação irá formar crianças, adolescentes e jovens críticos e reflexivos para viver em sociedade.
Com o desenvolvimento tecnológico e o avanço dos conhecimentos nos últimos anos, a forma de ensinar e aprender tem exigindo mais dos profissionais da educação, em especial dos professores, exigindo novas formas e características de atuação para a educação, ou seja, busca-se novos processos de ensino e aprendizagem.
Desta forma, é necessária a implantação de novos pressupostos para que os objetivos e também os incentivos a criação e ainda as afirmações das chamadas políticas públicas de conexão que, se realizadas de forma significativa, e também se bem empregadas, contribuem para auxiliar os educandos para alcançar seus novos anseios e objetivos. A Formação continuada destes profissionais é de suma importância, para que estejam sempre atualizados e capacitados, buscando alternativas, objetivos, metas e formação adequada para a formação do educando, para que este, possa atuar na sociedade de forma crítica e reflexiva.
Referências
ALARCÃO, Isabel. Formação Reflexiva de Professores. Isabel Alarcão (Org.). Estratégias de Supervisão. Porto/Portugal: Porto editora LDA, 2006.
BRASIL. Decreto nº 7175/2010. Programa Nacional de Banda Larga. Brasília, DF, 2011.
BRASIL. Projeto de lei nº 8.035/2010. Plano Nacional de Educação. Brasília, DF, 2010.
BRASIL. Lei nº 12.249/2010. Prouca. Brasília, DF, 2010.
BRUSCHINI, Cristina e AMADO, Tina. Estudos sobre mulher e educação: algumas questões sobre o magistério. Cadernos de pesquisa (64). São Paulo: Cortez/Fundação Carlos Chagas, 2008.
CARVALHO, A. M; GIL PEREZ, Daniel. O saber e o saber fazer dos professo-res. In:
CASTRO, A. D; CARVALHO, A.M.P. (Org.). Ensinar e ensinar Didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira - Thompson Learning, 2001.
FERREIRA, Jorge Carlos Felz. Reflexões sobre o ser professor: a constru-ção de um professor intelectual. São Paulo: Loyola, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa.28ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
FERNANDES, Florestan. Desafio Educacional. São Paulo: Cortez/Editores autores
associados, 2009.
GARCIA, Sandra & ABED, Anita. Impacto do desenvolvimento de habilida-des por meio da aplicação da Metodologia do Projeto Mente Inovadora: um estudo em alunos de 5º ano do Ensino Fundamental. Mind Lab Brasil & INA-DE, 2009.
GARCIA, Marcelo. Formação de Professores. Para uma mudança educativa. Porto/ Portugal: Porto Editora LDA, 1999.
GADOTTI, M. Pedagogia da práxis. São Paulo: Cortez, 2008.
GARRIDO, E. Espaço de formação continuada para o professor: coordenador. In: BRUNO, E. B.G.; ALMEIDA, L. R. de: CHRISTOV, L. H.S (Org). O coorde-nador pedagógico e a formação docente. 8ª ed. São Paulo: Loyola, 2007.
LÜCK, Heloísa. Gestão educacional: uma questão paradigmática. 3. ed. Pe-trópolis, RJ: Vozes, 2007. Série: Cadernos de Gestão.
MARCONI, M.; LAKATOS, E. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas.2007.
MONTEIRO, Filomena Maria Arruda; MULLER, Maria Lúcia (Orgs.). Profissio-nais da Educação - políticas, formação e pesquisa. São Paulo: Gráfica Barti-ra, 2006.
MEIER, Marcos & GARCIA, Sandra. Mediação da aprendizagem: contribui-ções de Feuerstein e de Vygotsky. Curitiba: Edição do autor, 2007.
NÓVOA, António. Os Professores e a sua Formação. 3. ed., Publicações Dom Quixote – Instituto de Inovação Educacional, Lisboa, 2007.
PARO, Vitor Henrique. Eleição de Diretores: a escola pública experimenta a democracia, Campinas, SP: Papirus, 2006
_______. Administração Escolar introdução crítica. 14. ed., São Paulo: Cor-tez, 2006.
_______. Gestão Democrática da Escola Pública. 3. ed., São Paulo: Ática, 2006.
PERRENOUD, Philippe et all. (org.) Formando professores profissionais: Quais estratégias? Quais competências? 2ª ed. rev. Porto Alegre: Artmed, 2001.
ROLDÃO, M. do Céu. Função docente: natureza e construção do conheci-mento profissional. Portugal. Revista brasileira de Educação. v.12 n.34 jan/abril 2007.
SEVERINO, Antonio Joaquim. O conhecimento pedagógico e a interdisci-plinaridade: o saber como intencionalização da prática. In FAZENDA, Ivani C. A. (org.) Didática e interdisciplinaridade. 8ª ed. São Paulo: Papirus, 2003.
SILVA, Alessandra Lisboa. Programa um Computador por Aluno: comparti-lhando experiências na formação de educadores. In: Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 8, 2011, Ouro Preto. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Ouro Preto: 2011
TEIXEIRA, Adriano Canabarro. Inclusão digital: novas perspectivas para a informática educativa. Ijuí: Unijuí, 2010.
ZEICHNER, Kenneth. Formando professores reflexivos para uma educa-ção entrada no aprendiz: possibilidades e contradições. 2. ed., In: Maria Tere-sa Esteban, ZACCUR, Edwiges (Orgs.). Professora-pesquisadora – uma práxis em construção. Rio de Janeiro: DP&A, p. 25-52, 2002.