TEORIAS PSICOEDUCATIVAS E O ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Vagner Neves Dias

DOI:

https://doi.org/10.29327/232022.1.3-10

Palavras-chave:

Teorias Psicoeducativas; Ensino de Química; Tecnologias da Informação e Comunicação.

Resumo

De maneira equivocada, o exercício da atividade docente, há décadas, é visualizado por muitos como sendo uma vocação que permite o emprego do improviso e, até mesmo, a autoformulação no modo de lecionar, denotando uma visão simplificada sobre o processo ensino-aprendizagem. Partindo desse pensamento, compreende-se que a construção da aprendizagem deve contemplar muito mais do que inteligência e desenvolvimento de conhecimento, uma vez que abrange, também, questões relativas ao uso de teorias já consolidadas, à identificação pessoal, à relação interpessoal e ao desenvolvimento humano. Por esse motivo, este artigo objetiva compreender a importância das teorias psicoeducativas para o ensino de Química na Educação Básica com destaque para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC. A relevância deste estudo pauta-se no fato de haver, ainda, poucos estudos que aliem a Química às teorias psicoeducativas e essas ao uso das TIC. Espera-se, com esse levantamento bibliográfico, que haja maior interesse da comunidade docente pelo tema, gerando mudanças significativas na qualidade do ensino disponibilizado.

Biografia do Autor

Vagner Neves Dias

Doutor em Ciências da Educação pela Universidad Interamericana - PY (2020). Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Interamericana - PY (2018). Licenciado em Química pela Universidade Metropolitana de Santos (2017). Especialista em Metodologia de Ensino de Física e Química pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2015). Licenciado em Matemática através do Programa Especial de Formação de Docente pela Universidade Metropolitana de Santos (2012). Especialista em Educação Matemática com Novas Tecnologias pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2009). Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2007). Atualmente é professor de Ciências e Matemática no Ensino Fundamental da Escola Municipal Naomar Soares de Alcântara (Prefeitura Municipal de Itororó - Bahia), e Coordenador de Recursos Humanos na Secretaria Municipal de Educação de Itambé (Prefeitura Municipal de Itambé - Bahia).

Downloads

Publicado

2021-04-22

Como Citar

DIAS, V. N. TEORIAS PSICOEDUCATIVAS E O ENSINO DE QUÍMICA. Revista Científica FESA, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 149–174, 2021. DOI: 10.29327/232022.1.3-10. Disponível em: https://revistafesa.com/index.php/fesa/article/view/27. Acesso em: 4 maio. 2024.