Educação Ambiental Escolar E Comunitária

Autores

  • Luciane Caetano Nunes

DOI:

https://doi.org/10.56069/2676-0428.2024.383

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Comunidade, Escola.

Resumo

A educação ambiental, quando incorporada no contexto escolar e comunitário, desempenha um papel vital na formação de cidadãos conscientes e responsáveis. Nas escolas, ela transcende o simples repasse de conhecimentos sobre ecologia e sustentabilidade, engajando os alunos em práticas que promovem a conexão direta com o meio ambiente. Ao estender essa abordagem para a comunidade, cria-se um ambiente propício para a disseminação de práticas sustentáveis e a conscientização coletiva sobre a importância da preservação ambiental. Diante disso, o presente artigo tem a meta de defender que os programas ambientais constituídos por um conjunto de ações concretas e viáveis, pensadas e executadas por estudantes, podem mitigar os problemas ambientais na escola e na comunidade. Os resultados indicaram que a educação ambiental não apenas enriquece o aprendizado acadêmico, mas também contribui para a construção de uma sociedade mais comprometida com a sustentabilidade e o equilíbrio ecológico.

Biografia do Autor

Luciane Caetano Nunes

Possui graduação em LICENCIATURA EM BIOLOGIA pela Universidade do Estado do Amazonas (2006), graduação em LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA pela Universidade Federal do Amazonas (2004) e LICENCIATURA EM PEDAGOGIA pela Escola Superior Batista do Amazonas (2016). É Especialista em Educação Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas (2008). Mestre em CIÊNCIA E MEIO AMBIENTE pela Universidade Federal do Pará (2017-2019). Doutoranda em CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO pela Universidade Interamericana do Paraguai (2020...). Atualmente é professora concursada da Universidade do Estado do Amazonas - CESTB - UEA, no curso de Ciências Biológicas, Subárea Ensino de Ciências e Biologia - Educação Ambiental. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental e Ensino de Ciências e Biologia. Atua no Curso de Ciências Biológicas nas disciplinas de Educação Ambiental, Instrumentação para o Ensino de Ciências e Biologia, Prática de Ensino de Ciências e Biologia I, Prática de Ensino de Ciências e Biologia II, Embriologia, Estágio Supervisionado I - Educação Ambiental, Estágio Supervisionado II - Instrumentação para o Ensino de Ciências e Biologia, Estágio Supervisionado III - Prática de Ensino de Ciências Naturais, Estágio Supervisionado IV - Prática de Ensino de Biologia, Metodologia do Estudo e Saúde e Meio Ambiente; e no Curso de Pedagogia nas disciplinas de Educação e Saúde, Educação Saúde e Ambiente, Educação Ambiental, Ciências da Natureza na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Metodologia do Ensino/Aprendizagem das Ciências da Natureza. No Curso Especial de Primeira Licenciatura - PARFOR - Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, na disciplina de Educação Ambiental (Pedagogia - São Paulo de Olivença - AM e Manacapuru - AM), Ciências da Natureza na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Pedagogia - São Paulo de Olivença - AM e Manaus - AM). No Curso de Pedagogia Intercultural Indígena - P. IND - São Paulo de Olivença - AM, na disciplina de Fundamentos de Ciências Biológicas. Na Pós-graduação em Metodologia do Ensino de Biologia - UEA - SEDUC, na disciplina de Métodos Alternativos para o Ensino de Biologia. No curso de Tecnologia em Agroecologia - UEA - Tabatinga - AM, da Escola Superior de Tecnologia - EST, na disciplina de Fundamentos de Ciências da Natureza. No Curso de Ciências Biológicas Modular - UEA - Santo Antônio do Içá - AM, nas disciplinas de Estágio Supervisionado I - Educação Ambiental, Estágio Supervisionado II - Ensino de Ciências Naturais, Estágio Supervisionado III - Ensino de Biologia I e Estágio Supervisionado IV - Ensino de Biologia II.

Referências

ALVAREZ, P.; VEGA, P. "Atitudes ambientais e comportamentos sustentáveis. Implicações para a educação ambiental", Revista de Psicodidacti-ca (Espanha), vol. 14, não. 2, pp. 245-260, 2009. Disponível em: http://www.redalyc.uaemex.mx/src/inicio/ArtPdfRed.jsp?iCve=17512724006

COMISSÃO AMBIENTAL METROPOLITANA. Programa abrangente de go-verno metropolitano para educação ambiental, Cidade do México: SEMAR-NAP/SEP/IPN. 2001.

CORRAL, Victor. “Contribuições da psicologia ambiental em favor de um com-portamento ecológico responsável”, em Guevara Javier et al. (coord.) Estudos de Psicologia Ambiental na América Latina, Cidade do México: UNAM/CONACYT/BUAP, pp. 71-95, 1998.

DUNLAP, Riley E. et al. Environmental concern: Conceptual and measurement issues. Handbook of environmental sociology, v. 3, n. 6, p. 482-524, 2002.

ESTANGA, C. “Modelo de ação comunitária para promover o papel do profes-sor como autor e ator de transformações nas organizações educati-vas”, Candidus (Espanha) ano 5, no. 33, janeiro-março, pp. 31-32, 2005.

GAYOU-JURGENSON, Juan Luis. Como fazer pesquisa qualitativa: funda-mentos e metodologia, Cidade do México: Paidós Educador. 2003.

GOMERA, Antonio. A consciência ambiental como ferramenta de educação ambiental: conclusões e reflexões de um estudo de nível universitá-rio, tese de doutorado em estudos avançados na linha de educação ambiental, Universidade de Córdoba, Espanha. 2008.

MORACHIMO, L. Educação ambiental: tema transversal do currícu-lo. Módulo Ontológico , Lima, Peru: Centro de Pesquisa e Serviços Educaci-onais-Pontificia Universidad Católica del Perú, 1999.

NAVARRO, R.; GARRIDO, S. “Construindo o sentido do cuidado ambiental: um estudo de caso no ensino médio”, Reice. Revista eletrônica ibero-americana sobre qualidade, eficácia e mudança na educação (Espanha), vol. 4, não. 1, pp. 52-70, 2006. Disponível em: http://www.redalyc.uaemex.mx/pdf/551/55140106.pdf

PASEK, Eva. “Rumo à consciência ambiental”, Educare (Venezuela), vol. 8, não. 24, janeiro-março, pp. 34-40, 2004.

RAMÍREZ, Pérez.; Germán A. “Educação ambiental e integração escola-comunidade”, Geoenseñanza (Venezuela), vol. 13, não. 1, janeiro-junho, pp. 105-114, 2008. Disponível em: http//www.redalyc.uaemex.mx/redalyc/html/360/.../36021230002.html

SATO, Michèle. Formação em Educação Ambiental–da escola à comunida-de. Panorama da educação ambiental no ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria do Ensino Fundamental, p. 07-15, 2001.

SAUVÉ, Lucie “Uma cartografia das correntes em educação ambiental”, in Sa-to, Michéle, Carvalho, Isabel (orgs.) Uma pesquisa em educação ambiental: cartografias de uma identidade narrativa em formação, Porto Alegre. 2004. Disponível em: http://www.ambiente.gov.ar/infotecaea/descargas/sauve01.pdf

TAYLOR, S. J.;R. BOGDAN. Introdução aos métodos de investigação quali-tativa. A busca de significados, Barcelona: Paidós. 1987.

Downloads

Publicado

2024-02-25

Como Citar

NUNES, L. C. Educação Ambiental Escolar E Comunitária. Revista Científica FESA, [S. l.], v. 3, n. 14, p. 82–92, 2024. DOI: 10.56069/2676-0428.2024.383. Disponível em: https://revistafesa.com/index.php/fesa/article/view/383. Acesso em: 15 maio. 2024.