Caminhos para se Ensinar Matemática na Escola
DOI:
https://doi.org/10.56069/2676-0428.2024.388Palavras-chave:
Ensino, Matemática, Metodologias.Resumo
Este artigo busca investigar estratégias, metodologias e abordagens eficazes para o ensino de matemática nas escolas, reconhecendo a importância fundamental dessa disciplina no desenvolvimento cognitivo e acadêmico dos alunos. Assim, a pesquisa abrange revisões de literatura recentes para identificar os caminhos mais promissores para aprimorar o processo de aprendizagem matemática. Logo, os resultados destacam a necessidade de uma abordagem mais situada, incorporando métodos práticos e atividades que proporcionem aos alunos uma compreensão concreta dos conceitos matemáticos. Além disso, verificou-se a importância do desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas é enfatizada, destacando a relevância de desafios matemáticos contextualizados para engajar os alunos.
Referências
ABREU, Marisa Rosâni. Tradução de textos matemáticos para a linguagem natural em situações de ensino e aprendizagem. Educação Matemática Pes-quisa, 2014, vol. 16, no 1, p. 47-73.
ARNOLD, R.; PÄTZOLD, H. Schulpädagogik Kompakt. Berlín: Cornelsen, 2002.
BISHOP, A. Mathematical Enculturation: A Cultural Perspective on Mathema-tics Education. Dordrecht: Kluwer, 1988.
BRUNER, J. S. Der Prozess der Erziehung. Berlim: Berlim, 1980.
DEWEY, J. Democracia y educación. Madrid: Morata, 1998.
FREIRE, P. Pedagogia dos oprimidos. A educação como prática de liberda-de. Buenos Aires: Século XXI, 1973.
GRASEL, Paola Liandra Schildt; PRESTES, Rosangela Ferreira; KRAUSE, Jo-ão Carlos. Modelo de ensino híbrido rotações por estações como proposta pa-ra o ensino de matemática. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesqui-sas em Educação Matemática, 2021, vol. 3, no 2, p. 234-253.
GUERREIRO, António. Comunicação matemática na sala de aula: Conexões entre questionamento, padrões de interação, negociação de signiicados e nor-mas sociais e sociomatemáticas. Práticas profissionais dos professores de matemática, 2008, p. 237.
JACOBINI, Otávio Roberto; WODEWOTZKI, Maria Lucia L. Uma reflexão so-bre a modelagem matemática no contexto da educação matemática crítica. Boletim de Educação Matemática, 2006, vol. 19, no 25, p. 1-16.
KRIPPNER, W. Mathematik differenziert unterrichten. Hannover: Schroedel Schulbuchverlag, 1992.
MORA, D. La demostración como aspecto fundamental para el aprendizaje y la enseñanza de las matemáticas. Mimeografiado. La Paz: Instituto Normal Su-perior Simón Bolívar, 2003.
MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A séria busca no jogo: do lúdico na matemáti-ca. Educação Matemática em Revista, 1994, vol. 2, no 3, p. 17-24.
OLIVEIRA, Sebastião Luís de; ROMÃO, Estaner Claro. Aprendizagem baseada em projetos no ensino de matemática. Educação Matemática Em Revista, 2018, vol. 23, no 59, p. 87-100.
ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Resolução de problemas: teoria e prática. Paco Editorial, 2019.
ORTON, A. Ensino de matemática. Madri: Morata, 1988.
PESTALOZZI, J. H. ABC der Anschauung, oder Anschauungs. Lehre der Maßverhältnisse. Zürich y Berna: Gessner, 1908.
RODELLA, Yuri Michelan; SALVADOR, José Antonio. Proposta de interdiscipli-naridade: A experimentação física como auxílio didático a demonstrações ma-temáticas. Proceeding Series of the Brazilian Society of Computational and Ap-plied Mathematics, 2018, vol. 6, no 1.
RODRÍGUEZ, S. Obras completas. Tomos I y II. Caracas: Universidad Simón Rodríguez, 1975.
ROUSSEAU, J. J. Emilio y la educación. Buenos Aires: El Ateneo, 1968.