O Ensino de Geografia e as Modificações do Espaço Geográfico Através do Conceito de Lugar
DOI:
https://doi.org/10.56069/2676-0428.2025.549Palavras-chave:
Escola, Aluno, Aula passeio, Três Rios-RJResumo
Realizar atividades práticas no ensino de Geografia e de maneira interdisciplinar contribui para uma visão mais contextualizada da realidade do educando. Em Geografia, o conceito de lugar engloba diferentes significados, mas que possuem um ponto em comum: o cotidiano. Através dele são identificadas as transformações no espaço geográfico e na paisagem. Os objetivos deste artigo são apontar a importância de atividades práticas, como a aula passeio para o enriquecimento do corpo discente durante o processo de ensino aprendizagem e apresentar o conceito de lugar como meio para compreensão de tais fenômenos. Ao longo do texto foram trazidos exemplos e um exemplo realizado na cidade de Três Rios-RJ, com alunos do Novo Ensino Médio de uma escola particular da cidade que receberá o nome fictício de Inova para preservar os direitos de imagem. Os alunos foram levados para o Morro do Anjo, localizado próximo à escola e durante a aula passeio foi possível concluir que ao longo do percurso os alunos puderam compreender melhor como se dão as relações sociais no lugar e os impactos de tais ações na esfera local e global, reforçando a importância do engajamento dos alunos durante o processo de ensino aprendizagem.
Referências
CARLOS, Ana Fani Alessandri. O Lugar no/do mundo. São Paulo: FFLCH, 2007.
CUNHA, M. E.M; MACHADO, A. M. O; SILVA, P. R. R. O Estudo do Bairro e do Entorno da Escola a Partir de Práticas Cartográficas: O Caso da Escola Municipal do Bairro Jardim Célia, Uberlândia – MG. In: Congresso Brasileiro de Cartografia; Congresso Brasileiro de Geoprocessamento; Exposicarta. 26, 5 e 25. 2014. Gramado – RS. Disponível em: https://silo.tips/download/o-estudo-do-bairro-e-do-entorno-da-escola-a-partir-de-praticas-cartograficas-o-c. Acesso em: 1 de Set. 2024.
FERREIRA, Luiz Felipe. Acepções do Conceito de Lugar e sua Importância para o Mundo Contemporâneo. Revista Território, Rio de Janeiro, v. 5, n. 9, p. 65-83, jul./dez., 2000.
GEJÃO, Natalia Germano. Fotografia e ensino de História: mediadores culturais na construção do conhecimento histórico. Trabalho apresentado no 7º Seminário de Pesquisa em Ciência Humanas, Londrina, 2008. Disponível em: https://www.uel.br/eventos/sepech/sepech08/arqtxt/resumos-anais/NataliaGGejao.pdf Acesso em: 06 de jun. 2024.
HARVEY, David. From space to place and back again. In: Justice, nature and the geography ofdifference. Oxford:Blackwell, 1996.
IBGE. Três Rios. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/tres-rios/panorama. Acesso em 25 de ago. 2024.
JOHNSTON, Ronald J. A Question of Place? Exploring the Practice of Human Geography. Oxford: Blackwell Publishers, 1991.
KOSSOY, Boris. Fotografia & História. São Paulo: Alteliê Editorial, 2001. Edição revista.
NASCIMENTO, Márcio Silveira. Conhecendo a Geografia do Bairro em Sala de Aula: Estratégia de Ensino-Aprendizagem Aplicada em uma Escola da Zona Leste de Manaus. Revista Areté, Manaus, v.7, n.13, p.136-144, jan-jun 2014.
RELPH, E. Place and placelessness. London: Pion, 1980.
SAMPAIO, Rosa Maria Whitaker. FREINET Evolução histórica e atualidades. Editora Scipione, São Paulo, 2002.
TOLEDO PRADO, G. do V.; PROENÇA, H. H. D. M.; MUNHOZ, L. M. M.; GHIDOTTI, V. Freinet na pedagogia, pedagogia com Freinet: trajetória teórico-metodológica e instrumentos pedagógicos freinetianos. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 4, n. 4, p. 158–177, 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/126. Acesso em: 6 set. 2024.
TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar. São Paulo: DIFGL, 1979.