Aproximação Afetiva da Música na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.56069/2676-0428.2025.564Palavras-chave:
Afetividade, Musicalidade, Educação InfantilResumo
O presente estudo tem como objetivo salientar a importância da musicalização e seus impactos positivos na construção de uma educação de qualidade. Neste contexto, abordamos o papel essencial da música na educação infantil, buscando proporcionar um contato prazeroso, saudável e formativo para as crianças. Discutimos o desenvolvimento da linguagem musical em ambientes educativos, além de evidenciar como esse desenvolvimento pode estimular os alunos individualmente e facilitar sua integração no contexto escolar. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica, com uma abordagem qualitativa. Assim, é razoável afirmar que a música se configura como uma ferramenta fundamental para o avanço educacional das crianças, promovendo um aprimoramento significativo em sua motivação de maneira lúdica e construtiva. Portanto, enfatizamos a necessidade de compreender o uso intencional da música na educação e a importância da formação contínua dos educadores, a fim de que possam atuar de forma eficaz frente às diversas transformações no campo educacional.
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília, 2018. BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação Infantil. São Paulo: Petrópolis, 2003.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
GAINZA, Violeta Hemsy de. Estudos de Psicopedagogia Musical. 3. ed. São Paulo: Summus, 1988.
PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1996.
PSICOLOGIA ACESSÍVEL. A Arte de Educar. Um lindo texto de Rubem Alves. Disponível em: https://psicologiaacessivel.net/2015/07/15/a-arte-de-educar-um-lindo-texto-de-rubemalves/. Acesso em 18/11/2024.
TAVARES, Fabíola Larissa. Revista Mais Educação.– Vol. 3, n. 1 (mar. 2020) -. São Caetano do Sul: Editora Centro Educacional Sem Fronteiras, 2020.