Entre as Letras Frias da Lei e o Colorido da Afetividade

relações entre os indivíduos na Educação Infantil

Autores

  • Maura Cristina Alves Dias Universidade Del Sol – PY
  • Adriana da Paz Lacerda Universidade Del Sol – PY

DOI:

https://doi.org/10.56069/2676-0428.2025.568

Palavras-chave:

Afetividade, Educação Infantil, Lei.

Resumo

Este estudo analisa a importância da afetividade na Educação Infantil, em alinhamento com os documentos que fundamentam essa etapa da educação básica. A fundamentação teórica é sustentada pelas concepções de Henri Wallon sobre psicogenética e pela teoria histórico-cultural de Lev Vigotski. O objetivo principal é investigar como a afetividade é concebida nos regulamentos que orientam a educação infantil no Brasil. Os argumentos apresentados demonstram que a afetividade é um componente essencial para a aprendizagem, favorecendo tanto o desenvolvimento motor quanto o cognitivo. Em sinergia com a participação da família e a interação afetiva entre educadores e educandos, essa abordagem busca promover uma educação mais humanizada e respeitosa. É evidente que a afetividade está profundamente relacionada ao desenvolvimento humano, influenciando o crescimento cognitivo e incentivando os alunos, desde a infância, a valorizarem a socialização enquanto exploram suas limitações e necessidades. Ademais, ela exerce um impacto significativo nas relações interpessoais, refletindo-se na aprendizagem, autoestima, motivações, percepções e na formação da personalidade.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. –Brasília: MEC, SEB, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: MEC, 1996.

OLIVEIRA, J. de. A afetividade na educação infantil: um estudo bibliográfico na perspectiva de Henri Wallon. Brasil, 2022.

VYGOTSKY, Lev. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

WALLON, Henri. As origens do caráter na criança. 2. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1954.

WALLON Henri. A afetividade e o desenvolvimento humano. São Paulo: Summus, 1992.

Downloads

Publicado

2025-04-10

Como Citar

DIAS, M. C. A. .; LACERDA, A. da P. . Entre as Letras Frias da Lei e o Colorido da Afetividade: relações entre os indivíduos na Educação Infantil. Revista Científica FESA, [S. l.], v. 3, n. 25, p. 200–211, 2025. DOI: 10.56069/2676-0428.2025.568. Disponível em: https://revistafesa.com/index.php/fesa/article/view/568. Acesso em: 20 maio. 2025.