Protagonismo Docente frente à Evasão Escolar
DOI:
https://doi.org/10.56069/2676-0428.2025.570Palavras-chave:
Docentes, Evasão Escolar, Protagonismo.Resumo
O presente estudo tem como objetivo central examinar o protagonismo do professor na escola como um elemento fundamental no enfrentamento da evasão escolar. Em relação à metodologia adotada, utilizou-se um método de abordagem dedutiva, enquanto o método de procedimento segue uma perspectiva interpretativa e histórica. A técnica de pesquisa escolhida foi a bibliográfica, com uma abordagem qualitativa. Os resultados revelaram que a evasão escolar se manifesta quando o aluno não frequenta as aulas sem que haja um registro de transferência para outra instituição. Esse fenômeno surge de uma série de fatores, configurando-se como um desafio nacional que demanda a atenção de todos, especialmente do governo e dos profissionais da educação. Ao aprofundarmos a investigação sobre este tema, observamos que, apesar dos avanços obtidos na educação brasileira, ainda existem lacunas significativas que remontam ao século passado. Logo, se mostra imperioso que tanto as escolas quanto o governo reavaliem suas práticas e reconheçam que a educação brasileira merece um cuidado mais intensivo, visto que tal atenção pode contribuir para a redução das taxas de evasão escolar. Por meio da educação, a sociedade tem a possibilidade de prosperar e se desenvolver, uma vez que a educação é a base de todo progresso.
Referências
FATINATO, Fernanda Golghetto; MACEDO, Rosa Maria Stefanini de Macedo. A relação família-escola: um olhar sistêmico sobre a queixa escolar. 1.ed.-Curitiba: Appris, 2020.
FILHO, R. B. S.; ARAÚJO, R. M. L. Evasão e abandono escolar na educação básica no Brasil: fatores, causas e possíveis consequências. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 8, n. 1, p. 35-48, jan./jun. 2017.
FRANCO, Adriana de Fátima. Os motivos da evasão escolar: Uma análise do programa FICA. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2011. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/4204_2327.pdf. Acesso em 14/04/2014. Acesso em: 30 jul. 2024.
KNÜPPE, Luciane. Motivação e desmotivação: desafio para as professoras do ensino fundamental. Paraná: Educar em Revista, 2006.
LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F. de; TOSCHI, M. S. (Org.). Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
LOPES, B. E. M. Evasão escolar no ensino médio sob a perspectiva dos docentes”, Revista Educação e Políticas em Debate, v.6, n.3, 2017.
MACIEL, Susana Wanderley. A repetência escolar na 5º série do ensino fundamental nas escolas públicas de Belém/PA: a visão das “vítimas”. Belém/PA: Universidade da Amazônia - Centro de Ciências Humanas e Educação, 2001.
MELO, Guiomar Namo de. Cidadania e competitividade: desafios educacionais do terceiro milênio. 5 ed. São Paulo: Cortez, 1996.
SANTOS, Elaine Janaina Souza dos. A evasão escolar no ensino fundamental nas escolas públicas do município do Rio de Janeiro: aspectos econômicos e sociais. Rio de Janeiro: Universidade Candido mendes, 2011.
SILVA FILHO, R. B.; ARAÚJO, R. M. L. Evasão e abandono escolar na educação básica no Brasil: fatores, causas e possíveis consequências. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 8, n. 1, p. 35-48, jan./jun. 2017.
SOUZA, Alexsandra Matos. A evasão escolar no ensino médio: um estudo de caso. Revista Profissão Docente, v.9, n.19, 2011.