Metodologias de Ensino da Língua Portuguesa e Inglesa

Abordagens e Práticas Pedagógicas

Autores

  • Rosiomar Lobato Pinheiro Rodrigues Professora vinculada à Secretaria de Estado e de Educação (SEDUC-PA)
  • Rosenildo da Costa Pereira Pós-doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios, Identidades e Educação (PPGCITE/UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.56069/2676-0428.2025.705

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Metodologia, Práticas Pedagógicas.

Resumo

A busca por práticas pedagógicas que priorizem a interação, a colaboração e o engajamento dos alunos, ao mesmo tempo que os desafiem a usar a língua de forma crítica e criativa, constitui um dos principais objetivos dos educadores. Este artigo tem como objetivo analisar as principais metodologias de ensino da língua portuguesa e da língua inglesa, discutindo suas características, aplicações e impactos no processo de aprendizagem. Pretende-se investigar como essas abordagens podem ser efetivamente implementadas em sala de aula, considerando tanto as vantagens quanto os desafios que cada uma apresenta. Em resumo, as principais abordagens no ensino da Língua Portuguesa e da Língua Inglesa refletem a evolução das práticas pedagógicas, buscando atender às demandas de um mundo em constante mudança. As metodologias tradicionais, embora ainda relevantes, estão sendo progressivamente complementadas e, em alguns casos, substituídas por abordagens mais dinâmicas e centradas no aluno. A combinação de diferentes estratégias de ensino, a integração da tecnologia, a avaliação diversificada e a valorização da diversidade cultural são componentes essenciais para um ensino de línguas eficaz e significativo.

Biografia do Autor

Rosiomar Lobato Pinheiro Rodrigues, Professora vinculada à Secretaria de Estado e de Educação (SEDUC-PA)

Professora vinculada à Secretaria de Estado e de Educação (SEDUC-PA);Especialista em História  e Cultura Afro-Brasileira – Faculdade Montenegro; Especialista em Autismo - FAVENI; Especialista em Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos - FAVENI; Especialista em Metodologia do Ensino  da História e da Geografia-FAVENI; Especialista em Educação Indígena - FAVENI ;Especialista em Psicopedagogia Institucional Com Habilitação  em Educação  Especial - Faculdade Montenegro; Especialista em Educação Especial - Faculdade Montenegro; Especialista em LIBRAS-LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - Faculdade Iguaçu; Especialista em EDUCAÇÃO AMBIENTAL-Faculdade Iguaçu; Especialista em EDUCAÇÃO NO CAMPO - Faculdade Iguaçu; Especialista em ABA - ANÁLISE COMPORTAMENTAL APLICADA AO AUTISMO – Faculdade Iguaçu; Especialista em ABA-ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA - Faculdade Iguaçu; Licenciatura em Pedagogia  pela Faculdade Latino - Americana de Educação - FLATED; Licenciatura em Artes Visuais - FIVAR; Licenciatura em  Geografia - FAVENI; Licenciatura em Letras-Português e Inglês - FAVEVI; Licenciatura  em História - UFPA; Bacharel em História - UFPA. Mestra - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Educação pela Faculdade Interamericana de Ciências Sociais – (FICS); Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Educação pela Faculdade Interamericana de Ciências Sociais - (FICS).

Rosenildo da Costa Pereira, Pós-doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios, Identidades e Educação (PPGCITE/UFPA)

ós-doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios, Identidades e Educação - PPGCITE/UFPA, na linha de pesquisa Educação, Estado e Territorialidades da Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutor em Antropologia, área de concentração em Antropologia Social pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Especialista em Educação do Campo, Desenvolvimento e Sustentabilidade do Campo na Amazônia pela UFPA. Graduado em pedagogia pela UFPA. Atualmente é servidor Público do município de Abaetetuba-Pará.

Referências

HAYDT, Regina Célia C. Curso de Didática Geral. São Paulo, Ática, 2006.

LIBÂNEO, José C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

MORAN, P. R. Teaching culture: perspectives in practice. Canada: Heinle & Heinle, 2021.

RODGERS, T. S. Language teaching methodology. Center for Applied Linguistics, 2021.

RUTHERFORD, W. Aspects of pedagogical grammar. Applied Linguistics, v. 1, n. 1, p. 60-73, 2010.

SALOMÃO, A. C. B. A relação língua-cultura e suas implicações para o ensino e aprendizagem de LE. Contexturas, n. 17, p. 9-26, 2010

Downloads

Publicado

2025-10-23

Como Citar

RODRIGUES, R. L. P.; PEREIRA, R. da C. Metodologias de Ensino da Língua Portuguesa e Inglesa: Abordagens e Práticas Pedagógicas. Revista Científica FESA, [S. l.], v. 3, n. 31, p. 275–286, 2025. DOI: 10.56069/2676-0428.2025.705. Disponível em: https://revistafesa.com/index.php/fesa/article/view/705. Acesso em: 16 dez. 2025.