Educação Escolar Indígena

Autores

  • Rosiomar Lobato Pinheiro Rodrigues Professora vinculada à Secretaria de Estado e de Educação (SEDUC-PA)
  • Jefferson Felgueiras de Carvallho Doutor em Educação pelo PGEDA/Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia/UFPA

DOI:

https://doi.org/10.56069/2676-0428.2025.707

Palavras-chave:

Educação Indígena, Aspectos Culturais, Resultados Desejados.

Resumo

A trajetória da educação indígena no Brasil é complexa e multifacetada, marcada por uma longa história de imposições externas e por uma resistência contínua das comunidades indígenas em preservar suas identidades culturais. No entanto, houve avanços na elaboração de políticas públicas voltadas para a educação escolar indígena, buscando garantir o direito a um ensino que não apenas inclua, mas também celebre a diversidade cultural desses povos. Este artigo tem como objetivo principal analisar as práticas educacionais desenvolvidas para as comunidades indígenas, explorando como elas podem ser estruturadas para respeitar e integrar as especificidades culturais, linguísticas e sociais desses grupos. É fundamental que a sociedade como um todo, incluindo educadores, formuladores de políticas e a comunidade em geral, se comprometam com a promoção de uma educação que valorize a diversidade cultural e a inclusão. Apenas assim poderemos garantir que as futuras gerações indígenas tenham acesso a um ensino que não só respeite suas raízes, mas também as empodere para navegar e contribuir ativamente na sociedade contemporânea.

Biografia do Autor

Rosiomar Lobato Pinheiro Rodrigues, Professora vinculada à Secretaria de Estado e de Educação (SEDUC-PA)

[1] Professora vinculada à Secretaria de Estado e de Educação (SEDUC-PA);Especialista em História  e Cultura Afro-Brasileira – Faculdade Montenegro; Especialista em Autismo - FAVENI; Especialista em Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos- FAVENI; Especialista em Metodologia do Ensino  da História e da Geografia-FAVENI; Especialista em Educação Indígena - FAVENI ; Especialista em Psicopedagogia Institucional Com Habilitação  em Educação  Especial – Faculdade Montenegro; Especialista em Educação Especial – Faculdade Montenegro; Especialista em LIBRAS-LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS -Faculdade Iguaçu; Especialista em EDUCAÇÃO AMBIENTAL-Faculdade Iguaçu ;Especialista em EDUCAÇÃO NO CAMPO- Faculdade Iguaçu; Especialista em ABA- ANÁLISE COMPORTAMENTAL APLICADA AO AUTISMO – Faculdade Iguaçu; Especialista em ABA-ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA- Faculdade Iguaçu; Licenciatura em Pedagogia  pela Faculdade Latino -Americana de Educação - FLATED; Licenciatura em Artes Visuais – FIVAR; Licenciatura em  Geografia -FAVENI ;Licenciatura em Letras-Português e Inglês-FAVEVI; Licenciatura  em História – UFPA; Bacharel em História – UFPA. Mestra - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Educação pela Faculdade Interamericana de Ciências Sociais – (FICS); Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Educação pela Faculdade Interamericana de Ciências Sociais – (FICS).

Jefferson Felgueiras de Carvallho, Doutor em Educação pelo PGEDA/Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia/UFPA

[1]Doutor em Educação pelo PGEDA/Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia/UFPA, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA). Possui Especialização em Desenvolvimento Infantil, Psicopedagogia institucional com habilitação em educação especial e Docência do Ensino Superior. Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (2000), Bacharelado em Fonoaudiologia pela Universidade da Amazônia (2003) e Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Intervale em 2022. Docente da Educação Básica Pública desde 2003, servidor efetivo da Secretaria de Estado de Educação/SEDUC e do município do Moju. Membro do Conselho Municipal de Educação de Abaetetuba/Pa Membro do Fórum Municipal de Educação, Membro da UNDIME/ PA, Membro dos grupos de pesquisa OBSERVE e LAPEM (ambos da UFPA), associado a ANPAE e a ANPED. Foi Secretário Municipal de Educação de Abaetetuba/PA de 2009 a 2016. Participante de produções técnicas: Plano Municipal Decenal dos Direitos Humanos de crianças e Adolescentes de Abaetetuba, Plano Municipal de Educação de Abaetetuba, Lei do Sistema Municipal de Educação de Abaetetuba, Lei do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Servidores da Educação Pública Municipal, Foi Coordenador do Curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia (FAM e FAEM de 2017 a 2022) Membro do NDE do Curso com a Gestão de TCC. Representante docente eleito para a CPA (Comissão Permanente de Avaliação). Atual Secretário Municipal de Educação de Abaetetuba.

 

Referências

GUEDES, Simoni L. Por uma abordagem etnográfica dos contextos pedagógicos. In: GUEDES, Simoni L.; CIPINIUK, Tatiana A. Abordagens etnográficas sobre educação: adentrando os muros das escolas. Niterói: Alternativa, 2014, p. 7-10.

LIMA, J. Educação indígena: o desafio de sair da comunidade para estudar na universidade. Amazônia real, Manaus, 26 jan. 2020. Disponível em: https://amazoniareal.com.br/educacao-indigena-o-desafio-de-sair-da comunidade-para-estudar-na-universidade/. Acesso em: 30 out. 2024.

MEIRA, F. de O. Educação escolar indígena intercultural e o ensino de geografia. E-Revista de Estudos Interculturais do CEI–ISCAP, Dourados, n.8, maio 2020. Disponível em:iscap.pt/cei/e-rei/n8/artigos/F.Meira_Educacao-escolar-indigena-intercultural-e-o-ensino-de-geografia.pdf. Acesso em: 28 out. 2024.

QUARESMA, F. J. P.; FERREIRA, M. N. O. Os povos indígenas e a educação. Revista Práticas de linguagem. V.3.n.2. Juldez. 2023

SILVA, Maria Alda Tranquilo da. Saberes docentes constituídos na Prática Pedagógica de Professores da EJA indígena Potiguara na Baía da Traição -PB Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa. 2017.

SILVA, Simone Maria; BORGES, Claudia Cristina do Lago. Educação Escolar indígena Potiguara: uma análise material e estrutural. Tellus, ano 19, n. 38, jan./abr. DOI:https://doi.org/10.20435/tellus.v19i38.592. 2019.

Downloads

Publicado

2025-10-23

Como Citar

RODRIGUES, R. L. P. .; CARVALLHO, J. F. de. Educação Escolar Indígena. Revista Científica FESA, [S. l.], v. 3, n. 31, p. 298–310, 2025. DOI: 10.56069/2676-0428.2025.707. Disponível em: https://revistafesa.com/index.php/fesa/article/view/707. Acesso em: 16 dez. 2025.