Metodologias para o Ensino da História e Geografia

Autores

  • Rosiomar Lobato Pinheiro Rodrigues Professora vinculada à Secretaria de Estado e de Educação (SEDUC-PA)
  • Mílvio da Silva Ribeiro Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará – PPGEO/UFPA

DOI:

https://doi.org/10.56069/2676-0428.2025.708

Palavras-chave:

Metodologias de ensino, Aprendizagem significativa e engajadora, Pensamento crítico.

Resumo

Este artigo pretende explorar diferentes metodologias que podem ser aplicadas nessas disciplinas, destacando práticas inovadoras que incentivem a participação ativa dos alunos. O objetivo deste artigo é investigar e discutir as metodologias de ensino de História e Geografia que promovam uma aprendizagem significativa e engajadora. Pretende-se analisar como essas metodologias podem estimular o pensamento crítico e a reflexão dos alunos sobre os processos históricos e geográficos que influenciam sua vida cotidiana e sua visão de mundo. Dessa forma, ao integrar temas contemporâneos e promover conexões com outras disciplinas, os educadores conseguem preparar os estudantes para serem cidadãos informados e agentes de mudança, capazes de lidar com problemas globais de maneira holística e eficaz, o que demonstra a importância de uma educação que valorize o protagonismo dos alunos e estimule a reflexão sobre a sociedade.

Biografia do Autor

Rosiomar Lobato Pinheiro Rodrigues, Professora vinculada à Secretaria de Estado e de Educação (SEDUC-PA)

Professora vinculada à Secretaria de Estado e de Educação (SEDUC-PA);Especialista em História  e Cultura Afro-Brasileira – Faculdade Montenegro; Especialista em Autismo - FAVENI; Especialista em Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos- FAVENI; Especialista em Metodologia do Ensino  da História e da Geografia-FAVENI; Especialista em Educação Indígena - FAVENI ; Especialista em Psicopedagogia Institucional Com Habilitação  em Educação  Especial – Faculdade Montenegro; Especialista em Educação Especial – Faculdade Montenegro; Especialista em LIBRAS-LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS -Faculdade Iguaçu; Especialista em EDUCAÇÃO AMBIENTAL-Faculdade Iguaçu ;Especialista em EDUCAÇÃO NO CAMPO- Faculdade Iguaçu; Especialista em ABA- ANÁLISE COMPORTAMENTAL APLICADA AO AUTISMO – Faculdade Iguaçu; Especialista em ABA-ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA- Faculdade Iguaçu; Licenciatura em Pedagogia  pela Faculdade Latino -Americana de Educação - FLATED; Licenciatura em Artes Visuais – FIVAR; Licenciatura em  Geografia -FAVENI ;Licenciatura em Letras-Português e Inglês-FAVEVI; Licenciatura  em História – UFPA; Bacharel em História – UFPA. Mestra - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Educação pela Faculdade Interamericana de Ciências Sociais – (FICS); Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Educação pela Faculdade Interamericana de Ciências Sociais – (FICS).

Mílvio da Silva Ribeiro , Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará – PPGEO/UFPA

Doutor em Educação pelo PGEDA/Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia/UFPA, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA). Possui Especialização em Desenvolvimento Infantil, Psicopedagogia institucional com habilitação em educação especial e Docência do Ensino Superior. Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (2000), Bacharelado em Fonoaudiologia pela Universidade da Amazônia (2003) e Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Intervale em 2022. Docente da Educação Básica Pública desde 2003, servidor efetivo da Secretaria de Estado de Educação/SEDUC e do município do Moju. Membro do Conselho Municipal de Educação de Abaetetuba/Pa Membro do Fórum Municipal de Educação, Membro da UNDIME/ PA, Membro dos grupos de pesquisa OBSERVE e LAPEM (ambos da UFPA), associado a ANPAE e a ANPED. Foi Secretário Municipal de Educação de Abaetetuba/PA de 2009 a 2016. Participante de produções técnicas: Plano Municipal Decenal dos Direitos Humanos de crianças e Adolescentes de Abaetetuba, Plano Municipal de Educação de Abaetetuba, Lei do Sistema Municipal de Educação de Abaetetuba, Lei do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Servidores da Educação Pública Municipal, Foi Coordenador do Curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia (FAM e FAEM de 2017 a 2022) Membro do NDE do Curso com a Gestão de TCC. Representante docente eleito para a CPA (Comissão Permanente de Avaliação). Atual Secretário Municipal de Educação de Abaetetuba.

 

Referências

BITTENCOURT, C. M, F.. Ensino de História: fundamentos e métodos. Cortez Editora. 2018

CASSAB, C. Reflexões sobre o Ensino de Geografia. Geografia: Ensino & Pesquisa. V.13, n.1, p.43-50. 2023.

CEREZER, O. M. Formação de professores e ensino de história: Perspectivas e desafios. Revista espaço acadêmico, n. 77, out. 2017, ano VII. Disponível em: http://www.espacoacademico.com.br. Acessado em: 20 out. 2024.

GARETTA, D. G.. Uma proposta para o ensino de história e geografia: pré-Escola e séries iniciais. Ensino em Revista, v. 02, n. 01, p. 60-100, jan./dez. 2023.

HORN, G. B.. Teoria e método em História: implicações didático-pedagógicas. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019.

NADAI, E. O ensino de história no Brasil: trajetória e perspectiva. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 13, n. 26, p. 143-162, ago. 2023.

Downloads

Publicado

2025-10-23

Como Citar

RODRIGUES, R. L. P. .; RIBEIRO , M. da S. Metodologias para o Ensino da História e Geografia. Revista Científica FESA, [S. l.], v. 3, n. 31, p. 311–321, 2025. DOI: 10.56069/2676-0428.2025.708. Disponível em: https://revistafesa.com/index.php/fesa/article/view/708. Acesso em: 16 dez. 2025.