Didática da Biologia em uma Perspectiva Inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.56069/2676-0428.2025.710Palavras-chave:
Biologia, Inclusão, Didática, Educação.Resumo
A necessidade de uma abordagem inclusiva na educação científica, especialmente na área da Biologia, surge como uma resposta às desigualdades existentes no sistema de ensino e ao reconhecimento de que a aprendizagem deve ser um direito de todos. No contexto da Didática da Biologia, a inclusão representa um desafio e, ao mesmo tempo, uma oportunidade de repensar práticas pedagógicas, conteúdos e estratégias de ensino que atendam às diferentes formas de aprender e interagir com o conhecimento científico. Este artigo tem como objetivo discutir os princípios e práticas de uma didática de Biologia pautada na perspectiva inclusiva, analisando os desafios e as possibilidades de implementar estratégias pedagógicas que atendam às necessidades de todos os estudantes. Além disso, busca refletir sobre a importância de promover uma educação científica acessível, que valorize a diversidade e favoreça a formação de cidadãos críticos e participativos no mundo contemporâneo.
Referências
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Dispõe sobre a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Diário Oficial da União. 2015.
LOPES, D. S.; ALMEIDA, R. O. Percepções sobre limites e possibilidades para adoção da Interdisciplinaridade na formação de professores de ciências. Investigações em Ensino de Ciências, v. 24, n. 2, p. 137-162, 2019.
MÓL, G. S. et al. Panorama da Inclusão no Ensino de Ciências de acordo com publicações mais relevantes da Área. Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Química, v. 1, n. 1, 2020.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa em ciências: condições de ocorrência vão muito além de pré-requisitos e motivação. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista–ENCITEC, v. 11, n. 2, p. 25-35, 2021.
NOZI, G. S.; VITALIANO, C. R. Os saberes docentes identificados na produção acadêmica no exercício da educação inclusiva. Atos de Pesquisa em Educação, v. 14, n. 2, p. 405-430, set. 2019.
OLIVEIRA, E. G.. A formação de professores para além do ensino por competências: reflexões à luz da teoria do professor reflexivo de SCHÖN. In: ANDRADE, Lúcio Costa de; OLIVEIRA, Ana Laura Barbosa de; MOREIRA, Aurea Barbosa (org.). Educação em foco: form(ações) e reflexões na atualidade. Itapiranga: Schreiben, 2022. Cap. 2. p. 20-28.
PRAIS, J. L. S.; VITALINO, C. R.. Formação docente para práxis inclusivas subsidiada pelo desenho universal para a aprendizagem. Revista Teias, v. 22, n. 66, p. 226-239, 2021.